Total de visualizações de página
Total de visualizações de página
segunda-feira, 30 de junho de 2014
Cuidar da saúde bucal é mais difícil depois da menopausa.
![]() |
Com a queda do estrógeno a boca fica mais vulnerável a problemas gengivais e à cárie |
Entre vários sintomas como boca seca e mau hálito, os mais comuns citados pelas mulheres são a ardência bucal e as alterações de paladar
A menopausa se caracteriza pela diminuição de um hormônio chamado estrógeno. Na saúde bucal, ele mantém os dentes e os tecidos moles (as gengivas) firmes, alémde cuidar do equilíbrio das glândulas salivares.
“Com a queda do estrógeno nossa boca fica mais vulnerável a problemas gengivais, as gengivas ficam mais flácidas, os dentes mais suscetíveis a cáries, há um maior desgaste do esmalte dos dentes, entre outros problemas”, diz o cirurgião-dentista Alexandre Bussab.
Até perda de massa óssea da maxila e da mandíbula pode acontecer em decorrência da menopausa. “Esse fato está ligado à osteoporose, doença que chega mais ou menos na mesma época da menopausa”, diz o especialista.
Outros sintomas
Entre vários sintomas bucais como boca seca e mau hálito, os mais comuns citados pelas mulheres que entram na menopausa são a ardência bucal e as alterações de paladar.
A primeira se caracteriza por uma sensação de queimação na boca, principalmente nas gengivas. Ainda não há um estudo que afirme com precisão as causas e um possível tratamento para esse mal, embora alguns especialistas acreditem que esse sintoma pode ter ligação com questões emocionais.
Já a alteração do paladar ocorre principalmente por causa de um desequilíbrio das glândulas salivares. “A percepção de gosto fica alterada e, por causa de um maior desgaste do esmalte, os dentes ficam mais sensíveis fazendo com que o quente e o frio sejam percebidos de forma mais intensa, diz Alexandre.
Como minimizar os problemas bucais
Para Alexandre, a forma mais eficiente de minimizar esses sintomas é fazendo reposição hormonal. Quanto aos cuidados com a boca, eles devem ser redobrados. “É fundamental que o acompanhamento de um profissional passe a ser mais frequente. Recomendo que as visitas ao dentista devam ser, no máximo, a cada seis meses. A higienização também deve ser mais rígida e frequente. Não há como evitar a vulnerabilidade da boca feminina nessa fase da vida, mas com esses cuidados o controle das deficiências bucais pode ser maior e mais eficiente”, diz o especialista
FONTE(PORTAL TERRA)
sábado, 21 de junho de 2014
Cárie:Conhecendo para prevenir! - Fonte Blog DicasOdonto




A cárie é contagiosa(!). Pode passar de mãe para filho. De um dente para o outro. Até de uma noite de beijação desenfreada em uma micareta. Seu principal protagonista é um bichinho de nome estranho: Streptococcus mutans. Esse carinha aí, se junta com seus amiguinhos mal intencionados, se aproveita do açúcar da sua dieta e produz ácidos que vão desmineralizar a superfície mais dura do corpo humano – o esmalte dentário. Até aí a lesão de cárie é indolor e só pode ser encontrada pelo olho treinado do dentista, somado aos materiais para o exame clínico bucal.

O que ajuda a cárie a se formar e a progredir?
- Sua boca ficar com pH ácido ajuda na desmineralização do esmalte. Isso ocorre, por exemplo, quando você está ingerindo refrigerantes e sucos de fruta de caixinha. Mamães: acostumem seus filhos a beber água! Ainda mais se vocês moram em uma região em que a água é fluoretada!
- A dieta rica em sacarose. Sabe aquelas crianças que ficam chupando bala e comendo chocolate o dia todo? Que ficam até com manchas de chocolate nos cantos dos lábios e na ponta do nariz? Então … Não somos contra o consumo de doces, mas deve-se sempre escovar os dentes depois do consumo de qualquer alimento. Organize uma hora certa para comer doce. Limite o refrigerante.
- Açúcar na mamadeira. Isso é terminantemente proibido! Causa cáries horríveis e de rápido desenvolvimento, trazendo muito sofrimento para as crianças, para os próprios pais e para os dentistas. Ninguém gosta de ver bebês com dentes apodrecendo.
- Pacientes gestantes devem tomar cuidado. A dieta da mulher grávida sofre uma mudança drástica e é aí que mora perigo. Tudo bem você, gestante, abraçar o pote de sorvete e consumi-lo junto com brigadeiro, desde que ao final do refeição você faça sua higiene bucal corretamente.
- Se você não escovar seus dentes e não passar fio dental corretamente, seu risco de cárie será aumentado. Crianças menores de 9 anos necessitam da supervisão de um adulto durante a higiene bucal. Prezada mamãe ou papai: Não adianta dar bronca no seu filho de 6 anos – “Tá vendo moleque! Só come doce! Não escova os dentes! Relaxado!” – enquanto o dentista conta as cáries dele no exame clínico. A dieta da criança é controlada pelos pais, assim como a higiene bucal.
- Se vocês não ficarem espertos, papai e mamãe, em momentos especiais como a erupção dos molares nos seus filhos. Olhando na boca, os molares de leite são os últimos 2 dentes, nos cantos de cada arcada. São os maiores dessa dentição: O 1º molar de leite vai nascer quando a criança tiver 1 ano ou 1 ano e meio. O 2º molar de leite nasce aos 2 anos, ou 2 anos e meio. O 1º Molar permanente vem aos 6 anos de idade e o 2º aos 12 anos. Esses são os momentos chave para a prevenção de cáries nesses dentes tão importantes. Alguns dentistas recomendam aplicação tópica de flúor, no consultório, nessas idades. Dá até pra saber quando levar seu filho ao dentista.

Cárie de Mamadeira
Vale lembrar:
1) Não é para deixar dente de leite cariar, com pensamento: “É de leite … vai cair mesmo!”. A não ser que você, mamãe ou papai, queira deixar seu filho banguela e traumatizado.
2) Os molares permanentes nascem atrás de todos os dentes. Eles não trocam por nenhum de leite. Alguns pais confundem e acham que o permanente é de leite porque não houve troca. Cuidado!
O dente quando nasce é mais frágil. Ele sai de um meio fechado e praticamente livre de bactérias direto para o meio bucal – aberto e lotado de micro organismos. Até o dente formar uma proteção mais consistente junto com a saliva, ele fica vulnerável. Aí que entra o flúor, nosso grande aliado, mas que deve ser usado racionalmente.
Veja este vídeo muito bacana sobre a cárie (Atualizado em outubro 2012)
Eu sei que antigamente, lá pelos anos 80 e 90, era comum haver uma pequena rixa entre as crianças para ver quem tinha menos (ou mais) cáries. Hoje, este panorama mudou. Porém, ainda temos muito trabalho para fazer. Quem sabe um dia, estudaremos a cárie como uma doença erradicada, apenas uma lembrança de um passado remoto e as pessoas farão comentários como: “Credo! Imagina aquela gente do século XXI, tinha buracos nos dentes.”
LINKS ÚTEIS SOBRE O ASSUNTO:
Um Abraço,
Equipe Dicas Odonto
sexta-feira, 20 de junho de 2014
" Tudo bem, sem problemas, se às vezes ficamos no escuro, sem enxergar, saber ou entender as coisas. Mas não está tudo bem, sem problemas, quando esquecemos que tudo vai ficar bem."
E no final ,tudo dá certo!
"Nas grandes batalhas da vida,
o primeiro passo para a vitória é o desejo de vencer"
Gandhi
Um final de semana abençoado!
#Eporfalaremsorrir
"Nas grandes batalhas da vida,
o primeiro passo para a vitória é o desejo de vencer"
Gandhi
Um final de semana abençoado!
#Eporfalaremsorrir

De pão de alho a picles: evite aperitivos que dão mau hálito!Fonte - Portal Terra

Com
tanto jogo para assistir em época de Copa do Mundo, o consumo de petiscos e
bebidas aumenta e deixa um alerta em relação ao mau hálito. Petiscos que levam
cebola e alho, muito comuns em reuniões de amigos, são alguns dos principais
inimigos do hálito saudável. “Esse tipo de alimento costuma causar mau hálito,
pois provoca a queda do pH da boca e, consequentemente, aumenta a acidez
bucal”, diz a nutróloga Fernanda Nunes Mattos.

A acidez encontrada em alguns alimentos se dá por conta de uma
substância específica chamada mercaptanos. “Eles são uma espécie de álcool do
enxofre, que são, inclusive, responsáveis pelo mau cheiro do próprio alho”, diz
a especialista.
Além disso, óleos voláteis presentes em alguns alimentos, como
na cebola e no alho, quando ingeridos, são transportados para a corrente
sanguínea e distribuídos para os pulmões, onde seu odor pode ser exalado por
até 72 horas.

Portanto, para evitar o mau hálito durante os encontros com os
amigos, fique longe de alimentos considerados muito ácidos.
Se proteja do mau hálito
Para quem não se importa de comer esses petiscos, existem alguns truques que disfarçam o cheiro forte deixado por eles. Segundo Fernanda, ingerir leite em seguida pode ser uma boa pedida. “A gordura presente no leite inibe a ação de propriedades sulforosas do alimento ácido, diminuindo a halitose”, afirma.
Há ainda quem indique tomar suco de limão, que elimina as bactérias da boca e do sistema digestivo; comer uma maçã, uma vez que os compostos antioxidantes da fruta quebram os compostos de enxofre que causam mau hálito, ou mastigar folhas de salsa ou manjericão, que agem como refrescante bucal.
Para quem não se importa de comer esses petiscos, existem alguns truques que disfarçam o cheiro forte deixado por eles. Segundo Fernanda, ingerir leite em seguida pode ser uma boa pedida. “A gordura presente no leite inibe a ação de propriedades sulforosas do alimento ácido, diminuindo a halitose”, afirma.
Há ainda quem indique tomar suco de limão, que elimina as bactérias da boca e do sistema digestivo; comer uma maçã, uma vez que os compostos antioxidantes da fruta quebram os compostos de enxofre que causam mau hálito, ou mastigar folhas de salsa ou manjericão, que agem como refrescante bucal.
quinta-feira, 19 de junho de 2014
Sorriso perfeito leva em conta disposição de dente e gengiva -Fonte Portal Terra
O Formato do rosto e as
características faciais de cada um podem fazer
a diferença na hora de conseguir um
sorriso deslumbrante.
Segundo Joel Mauri dos Santos,
dentista especializado em estética, para um
sorriso ser classificado
como bom deve-se observar não só se os dentes estão
perfeitos,
mas se a gengiva está
no nível certo em relação aos lábios e se todos os
elementos do rosto estão em
harmonia entre si.
Segundo um estudo feito pelo
departamento de psicologia da Manchester
Metropolitan University, um
sorriso cativante começa com a soma da capacidade
de “sorrir com os olhos”, maças
do rosto destacada, e um queixo fino.
Com esses três itens você faz
com que a área ocupada pelo sorriso fique ainda
maior aumentando o encantamento de
uma pessoa.
Além disso, é possível determinar
algumas características que podem deixar
o sorriso visualmente mais
“correto”. Rostos quadrados, por exemplo, pedem
dentes mais alinhados e retos
que acompanhem o formato do queixo. Já em
rostos com o perfil mais arredondado,
o sorriso fica melhor se acompanhar
a forma arredondada da cabeça.
“O importante é que quando alguém abra
um sorriso os dentes acompanhem
o lábio inferior e a gengiva fique paralela
ao lábio superior”, afirma
Joel.
Outros segredos
Ainda segundo o estudo, existem
outros fatores que ajudam o sorriso a ficar
ainda mais interessante. Por
exemplo, é importante que a cor branca dos dentes
seja compatível com o branco
dos olhos da pessoa. Os lábios precisam ser
arqueados e rosados e fazer um
arco que atraia a atenção de quem olha.
Porém, para Joel, ter um sorriso
encantador
tem a ver mesmo com
a naturalidade
Assinar:
Postagens (Atom)