Total de visualizações de página

Total de visualizações de página

terça-feira, 31 de dezembro de 2013

"Que a felicidade não dependa do tempo, nem da paisagem, nem do dinheiro. Que ela possa vir com toda a simplicidade, de dentro para fora, de cada um para todos." Carlos Drummond de Andrade

Queridos,
Mas pra quem têm Pensamento Forte
O impossível é só questão de opinião!

Que 2014 chegue com tudo:
O impossível e o possível...
Assim  como
Fernando Pessoa:
"Tenho em mim todos os sonhos do mundo"

Diana Rankin:
Em vez de pensar sobre onde você está ,pensar onde você quer estar.

Desejo um ano de 2014 maravilhoso para todos.
Que possamos expandir nossa realidade para comportar nossos Grandes Sonhos!!!
Um forte abraço,
Cristina Gondim

terça-feira, 24 de dezembro de 2013

Desejo um Natal com muitas razões para Sorrir!!!! E que 2014 venha repleto de Luz!!!


Muito obrigada por compartilharem  todos esses momentos !
Com a certeza que a cada instante cresci com vcs!!!
Um grande abraço .
www.facebook.com/odontologiacristinagondim

segunda-feira, 9 de dezembro de 2013

Olhando sempre o melhor da vida!

Desejo que:
seu dia seja doce,
a sua semana seja leve,
a sua vida seja incrível!
Um grande abraço,
Cristina Gondim

sexta-feira, 6 de dezembro de 2013

"Nosso grande medo não é o de que sejamos incapazes. Nosso maior medo é que sejamos poderosos além da medida. É nossa luz, não nossa escuridão, que mais nos amedronta."

"Nosso grande medo não é o de que sejamos incapazes.
Nosso maior medo é que sejamos poderosos além da medida. É nossa luz, não nossa escuridão, que mais nos amedronta.

Nos perguntamos: Quem sou eu para ser brilhante, atraente, talentoso e incrível? Na verdade, quem é você para não ser tudo isso?...Bancar o pequeno não ajuda o mundo. Não há nada de brilhante em encolher-se para que as outras pessoas não se sintam inseguras em torno de você.

E à medida que deixamos nossa própria luz brilhar, inconscientemente damos às outras pessoas permissão para fazer o mesmo."

(Discurso de posse, em 1994)

Em homenagem ao ícone da luta pela igualdade racial: Nelson Mandela


Sociedade Brasileira de Coaching

Cuide da higiene bucal da gravidez à primeira infância.Fonte (Portal Terra)


Foto: Shutterstock

Pré-natal
Siga estes passos para garantir uma boca saudável.
 
-   Faça um "checkup" dental.
-   Faça uma limpeza e avaliação de seus dentes. Tenha certeza de que todo tratamento seja feito. Os germes que causam as cáries podem passar para seu bebê depois de ele nascer.
-   Escove os dentes três vezes ao dia
-   Escove os dentes pelo menos três vezes ao dia. Use uma escova macia. Tenha certeza de colocar as cerdas da escova no local onde a gengiva e os dentes se encontram. É aí que a gengivite começa.
-   Passe o fio dental diariamente. 
-   Passe o fio dental diariamente para limpar entre os dentes, onde a escova não alcança.
-   Limite o número de vezes que você ingere doces ou lanches a base de amido no dia. Doces ou lanches a base de amido podem fazer com que seus dentes sofram "ataques ácidos". Doces e refrigerantes podem causar cáries. Coma mais frutas e legumes.
-   Faça o pré-natal. Siga os conselhos de seu médico. Isso é importante tanto para a sua saúde quanto para a de seu bebê.
-   Receba a quantidade adequada de cálcio. Você necessita de cálcio para a formação dos ossos e dos dentes de seu bebê. Leite, queijos, feijão e folhas são fontes de cálcio.
 
0-6 meses
Os bebês precisam ter dentes saudáveis para poderem comer, falar e sorrir. Estas são três maneiras de proteger o sorriso de seu bebê.
 
Cheque o flúor
O flúor previne cáries e tornam os dentes fortes. Pergunte ao seu dentista, ou médico, se a água de sua casa tem flúor suficiente para ajudar a prevenir cáries. Caso a água não contenha flúor ou caso você utilize água mineral sem fluor para beber e cozinhar, seu dentista ou médico podem receitar suplementos de flúor para o seu bebê.
 
Evite dar mamadeira para seu bebê antes de ele dormir. Dar mamadeira a seu bebê antes de ele dormir pode causar muitas cáries. Caso você amamente, evite que o bebê mame de maneira contínua. Quaisquer líquidos, exceto água, podem causar cáries, mesmo leite e sucos. Se você acha que seu bebê precisa sugar algo durante o sono, tente uma chupeta ou uma mamadeira de água.
 
Cuide de sua própria higiene bucal 
As últimas pesquisas demonstraram que você pode transmitir os germes que causam cáries para o bebê assim que ele tiver dentes. Isso acontece dividindo ou experimentando a papinha, ou deixando que ele coloque os dedos dentro da boca da mãe. Não cuidar de os dentes cariados também significa que há maiores chances de transmitir esses germes, portanto todos os dentes cariados devem ser tratados assim que possível!
 
Prevenindo cárie infantil
Cárie infantil é uma doença grave dos dentes, e que resulta em cáries, dor, infecção, problemas na fala e perda de autoconfiança. Pode-se prevenir a cárie infantil. Aqui seguem algumas dicas:
 
- Evite dar mamadeira para seu bebê antes de ele dormir ou deixar que ele mame no peito continuamente.
- O único líquido que não irá prejudicar a saúde dos dentes de seu bebê é a água.
- De acordo com a Associação Americana de Saúde Pública, deve-se desmamar o bebê entre 12 e 14 meses.
 
6-18 meses
Seguem aqui quatro maneiras de proteger o sorriso de seu bebê.
 
- Quando seu bebê tiver idade entre 6 e 12 meses, comece a utilizar um copo com bico.Assim que seu bebê começar a querer pegar os adereços da mãe ou seus próprios brinquedos, é hora de introduzir o copo com bico. Pode ser um problema no início, mas seja persistente. Seu bebê vai adorar aprender esta nova habilidade.
 
- Evite que seu bebê passe horas com uma mamadeira nas mãos. Exposição prolongada à mamadeira pode levar a um problema grave conhecido como "Cárie infantil".
 
- Limpe os dentes do bebê diariamente. Quando os dentes do bebê começam a aparecer, por volta do seis meses, você deve limpar seus dentes, todos os dias, com uma escova de dente macia, umedecida e apropriada para a idade. A melhor posição para você seria sentada segurando o bebê em seus braços. Você poderia também se sentar no chão e colocar a cabeça dele no seu colo. Veja se os dentes do bebê não têm cáries levantando seus lábios e olhando seus dentes. Caso observe pontos marrons ou esbranquiçados lembrando giz, entre em contato com o seu dentista.
 
- Vá ao dentista. Ao completar um ano, já é hora de levar seu bebê para sua primeira consulta com o dentista.
 
18-24 meses 
Estas são duas importantes maneiras de proteger o sorriso de seu filho pequeno.
 
- Limite o número de lanches que a criança come no dia. Evite oferecer a seu filho refrigerantes, doces e alimentos a base de amido como batata frita e bolacha. Esses lanches podem causar cáries. Evite lanches frequentes. Cada vez que seu filho ingere alimentos doces ou a base de amido ocorre um "ataque ácido" nos dentes. Quanto mais "ataques ácidos", mais chances de cáries. Se você decidir oferecer doces ou alimentos a base de amido, ofereça na hora das refeições.
 
- Atenção, de acordo com a Academia Americana de Pediatria seu filho não deveria estar usando mamadeira nesta idade.
 
Oferecer mamadeira por longos períodos ou durante o sono podem levar ao aparecimento de cáries. Isso pode tanto causar dor e infecção, como também estragar o belo sorriso de seu filho! 
 
Lista de lanches para ter dentes saudáveis
Oferecer lanches saudáveis para seu filho é um gesto de amor.
 
- Frutas
- Verduras
- Sanduíches
- Cereais com leite
- Queijo
- Iogurte
- Leite
- Suco sem açúcar
 
Limite o número de lanches para 2 a 3 por dia.
 
Escove os dentes pelo menos três vezes por dia
Escove os dentes da criança principalmente após o café da manhã e antes de ir dormir. Utilize uma escova macia e indicada para a idade dela para limpar os dentes e gengivas. Se seu filho sabe cuspir depois da escovação, use uma porção pequena, do tamanho de uma ervilha, creme dental com flúor. Seu filho pode começar a praticar escovando os próprios dentes, porém você precisará auxiliá-lo. Quando ele terminar a escovação você precisa dar o toque final. Muitas crianças pequenas não escovam os dentes corretamente até completarem 6 anos. 
 
Lembre-se- o dentista é seu parceiro
Depois do primeiro checkup com um ano de idade, seu filho precisa ir ao dentista regularmente. Antes de levá-lo, talvez seja uma boa ideia brincar de dentista. Use uma lanterna e um espelho e conte quantos dentes seu filho tem e vice-versa. Leia livros a respeito de uma consulta com o dentista e lembre seu filho do que irá acontecer durante a visita. Você poderia dizer, "o dentista quer vê-lo novamente, e quem sabe vai tirar uma foto dos seus dentes"! Mantenha uma mensagem positiva.
Terra
 




Foto: Shutterstock

Cerdas macias tornam escovação agradável.Fonte: Portal Terra

Cerdas - As cerdas cruzadas limpam melhor entre os dentes, já as inclinadas e arredondadas estimulam e massageiam a gengiva, com menos risco de lesão Foto: Shutterstock

Foto: Shutterstock

O ato de escovar os dentes está inserido na rotina algumas vezes no dia. E, para não deixar essa importante tarefa de lado, é preciso que o momento seja o mais agradável possível. “As cerdas macias das escovas dentais são responsáveis por tornar o momento aprazível”, diz a cirurgiã-dentista, Tatiana Presti, da Sorridents. Além disso, outras coisas, como um cabo adequado e tamanho da cabeça proporcional à faixa etária, garantem que a escovação seja o mais tranquila e eficaz possível. Confira as dicas.
Maciez
As cerdas macias tornam a escovação dentária em um momento agradável. Quando são homogêneas, com acabamento arredondado, não ferem tecidos vizinhos aos dentes, como gengivas e bochechas. 
Cerdas
As cerdas cruzadas limpam melhor entre os dentes, já as inclinadas e arredondadas estimulam e massageiam a gengiva, com menos risco de lesão.
Cabo clean
O cabo deve possuir uma empunhadura que proporcione a execução adequada dos movimentos. Quando a pegada é confortável, o tempo de escovação tende a aumentar. Procure os modelos mais lisos, que não tenham tantos detalhes em que bactérias possam ser acumuladas.
Tamanho da cabeça
Depende da faixa etária, diferenças no tamanho do arco dental, tipo de gengiva e casos específicos, como aparelhos ortodônticos. Pergunte ao dentista qual o tamanho melhor para sua arcada.
Lembrete
As escovas com aquelas cerdas que vão mudando de cor quando chega a hora de trocar podem ser uma ajuda para os mais esquecidos. A cada três meses é recomendado comprar uma nova, fora em casos de resfriado, gripe e infecções na boca e garganta, quando a troca deve ser imediata. 
Beta
Terra

quinta-feira, 28 de novembro de 2013

Açúcares x vegetais: conheça vilões e mocinhos dos dentes - Fonte Portal terra


Foto: Shutterstock
Existe uma lista grande e completa de alimentos que têm tudo que os dentes precisam para ficarem fortes e saudáveis. Por outro lado, os vilões não são poucos. Portanto, para saber o que priorizar na sua alimentação e o que evitar (sempre que possível), preparamos uma lista dos vilões e dos mocinhos para os dentes para manter a saúde bucal em equilíbrio.
Os vilões
Açúcar
: essa substância torna o pH da boca cariogênico, ou seja, mais ácido e propício para a proliferação de bactérias.
Café: quando consumido excessivamente mancha os dentes.
Molhos: além de ter pigmentação, como o café, são ácidos e desmineralizam o dente.
Sucos industrializados e artificiais: em sua maioria contém açúcar na composição, além de corantes que mancham os dentes.
Refrigerantes: o ácido do refrigerante corrói o dente. Quando os dentes ficam expostos por longos períodos aos açucares e substâncias ácidas, são literalmente ‘dissolvidos’ e precisam de tratamento rápido para evitar danos maiores.
Guloseimas: ricas em açúcar, são pratos cheios para cárie, principalmente porque normalmente são ingeridas entre as refeições principais, momentos em que na maioria das vezes não é feita a higiene adequada.
Carboidratos refinados: a desmineralização é causada por ácidos, especialmente o ácido lático, produzido pela fermentação bacteriana dos carboidratos da dieta.
Limão: apesar de ser rico em vitamina C, precisa ser consumido com moderação por conta de sua acidez. Um truque é usar canudo para tomar limonada ou fazer um bochecho com água após a ingestão do limão. O mesmo ocorre com laranja mexerica e outros alimentos cítricos.
Mocinhos 
Folhas verdes, frutas cítricas (laranja, limão, mexerica), abacaxi, acerola: contêm vitamina C que auxilia na prevenção das gengivites e manutenção da saúde dos tecidos de suporte dos dentes, chamados periodonto.
Brócolis, soja, vegetais verdes escuros, leite e derivados: são ricos em cálcio, benéfico para a formação da estrutura dental e para a manutenção da saúde oral
Cereais integrais e vegetais folhosos escuros: contém magnésio que, junto com a vitamina D, ajuda na fixação do cálcio.
Leite, carne bovina, ovos, aves e peixes: alimentos com fósforo em sua composição, um dos principais componentes da estrutura de ossos e dentes, assim como o cálcio.
Água e alimentos fortificados e alguns vegetais, como agrião, alho, cebola, couve e maçã: são fontes de flúor, principal agente que age contra a cárie.
Limão: apesar de ser rico em vitamina C, precisa ser consumido com moderação por conta de sua acidez. Um truque é usar canudo para tomar limonada ou fazer um bochecho com água após a ingestão do limão. O mesmo ocorre com laranja mexerica e outros alimentos cítricos.
Limão: apesar de ser rico em vitamina C, precisa ser consumido com moderação por conta de sua acidez. Um truque é usar canudo para tomar limonada ou fazer um bochecho com água após a ingestão do limão. O mesmo ocorre com laranja mexerica e outros alimentos cítricos.
Limão: apesar de ser rico em vitamina C, precisa ser consumido com moderação por conta de sua acidez. Um truque é usar canudo para tomar limonada ou fazer um bochecho com água após a ingestão do limão. O mesmo ocorre com laranja mexerica e outros alimentos cítricos.

terça-feira, 26 de novembro de 2013

Dente feliz é aquele que tem a sorte de encontrar um bom Dentista pelo caminho... Uma Boa Noite e bons sonhos para todos!Abçs

Foto: Dente feliz é aquele que tem a sorte de encontrar um bom Dentista pelo caminho... Uma Boa Noite  e bons sonhos para todos!Abçs

"A natureza é que nos equilibra pra gente saber viver em outras selvas..". Ame a natureza, cuide dela, curta e compartilhe.


Guardei essa frase e levo comigo em todo lugar que me sinto próxima à natureza.
Ame, cuide, curta e compartilhe!

Bjs,
Cristina Gondim

www.facebook.com/odontologiacristinagondim


Mastigar e engolir corretamente previnem linhas de expressão( Fonte - Portal Terra)



Foto: Shutterstock

Mastigar e engolir são atos tão automáticos que podem não receber a atenção que merecem. Ocorre que os movimentos errados podem prejudicar a saúde bucal. Segundo a Sociedade Brasileira de Fonoaudiologia, o ideal é praticar a mastigação bilateral para haver um equilíbrio de desgaste e tonificação muscular dos dois lados da face. 
Quando a pessoa mastiga mais de um lado do que do outro pode haver alteração na arcada dentária, e a região mais afetada é a articulação temporomandibular (ATM), que liga a mandíbula ao crânio. Depois de algum tempo sofrendo com a sobrecarga, pode ocorrer inflamação e, consequentemente, dor durante a mastigação e na cabeça. A mastigação correta também é peça-chave na digestão, já que a produção de saliva é mais eficiente. 
Dentre os motivos que levam a uma mastigação incorreta estão problemas odontológicos, como má oclusão e mordida cruzada, disfunção da articulação temporomandibular (D-ATM), problemas respiratórios, como rinite e desvio de septo, entre outros.
A cirurgiã-dentista, Rosileine Uliana, explica que para ver se há algum problema, basta fazer o autoexame. É só ficar na frente de um espelho e observar atentamente dois pontos: se um ombro é mais alto do que o outro e se, ao sorrir, o meio dos dentes de cima não está alinhado com o meio da arcada de baixo. “Caso haja alteração, é hora de procurar um especialista”, diz.
Engolir para rejuvenescer
Os problemas que causam a mastigação incorreta também podem influenciar a deglutição. Para compensar desequilíbrios e a movimentação errada da língua, a maioria das pessoas contrai os lábios.
Esses movimentos podem ser responsáveis pelas indesejáveis pregas e sulcos na face. As fonoaudiólogas, Silvia Manzi e Yasmin Frazão, afirmam que ao trabalhar os músculos envolvidos nas funções de mastigação, deglutição, fala e mímica facial, é possível atenuar rugas e sinais de expressão.
 O segredo é equilibrar as contrações dos músculos faciais ao usá-los para falar. Isso é feito com exercícios de alongamento e inibição muscular, além de mudanças na entonação vocal. Como resultado, face mais jovem com menos rugas e uma comunicação oral mais eficiente, sem precisar fazer caretas.
Para ver se há algum problema, basta fazer o autoexame. É só ficar na frente de um espelho e observar atentamente dois pontos: se um ombro é mais alto do que o outro e se, ao sorrir, o meio dos dentes de cima não está alinhado com o meio da arcada de baixo

Beta
Terra


segunda-feira, 25 de novembro de 2013

Dor Orofacial - Fonte Odontologika UOL


Dor Orofacial
Condição de dor associada aos tecidos da cabeça, face, pescoço e estruturas da cavidade oral. Incluem-se, entre outras, as dores de cabeça, dores de ouvido, sensibilidade de articulações mandibulares e músculos utilizados na mastigação, dores com origem no sistema nervoso, dores psicogênicas, dores por doenças graves (como tumores e AIDS).

Muitas pessoas com desconforto na face, podem estar apresentando problemas relacionados aos músculos mandibulares e articulações da mandíbula (ou ATMs) . Por não estarem funcionando adequadamente, resultam em ciclos de dor e espasmos dos músculos. Estes problemas são freqüentemente referidos como Desordens Têmporo Mandibulares (DTMs). Já que as causas de algumas DTMs não são bem compreendidas, existem opiniões diversas sobre seu diagnóstico e tratamento. Talvez você mesmo já tenha alguma vez sentido dores na área de suas ATMs, ou ainda o seu Dentista ou Médico tenham lhe dito que você apresenta alguma forma de DTM. Se você tem dúvidas sobre este assunto, você não está sozinho: também os pesquisadores estão procurando respostas sobre o que causa as DTMs, quais são as melhores formas de tratá-las e como preveni-las.

1- ATM e seu funcionamento A Articulação Têmporo Mandibular une a mandíbula ao crânio (no osso temporal, na porção lateral da cabeça). Se você colocar seus dedos indicadores bem à frente dos ouvidos, abrir e fechar a boca poderá perceber o movimento das articulações de cada lado da cabeça. Devido à flexibilidade dessas articulações, a mandíbula pode ser movimentada suavemente para cima e para baixo e para os lados, permitindo que se fale, boceje, mastigue, etc. O que controla seus movimentos e posições são os músculos mastigadores que estão ligados à mandíbula.
Na mandíbula, existem uns extremos arredondados chamados de côndilos mandibulares (parte inferior da articulação), que ao abrirmos a boca, eles se deslocam dentro das cavidades articulares que estão nos ossos temporais de cada lado da cabeça. Quando fecharmos a boca, eles retornarão às suas posições iniciais. Para permitir este movimento suave dos côndilos durante os movimentos de abertura e fechamento da boca, é necessária a presença de um disco articular flexível entre o côndilo (na mandíbula) e o osso temporal (no crânio). Este disco irá absorver os choques sobre as articulações (ATMs), quando da mastigação e outros movimentos mandibulares. Qualquer problema que interfira com o funcionamento desse complexo sistema de músculos, ligamentos, discos e ossos pode resultar em uma DTM.

2- DTMs (Desordens Têmporo Mandibulares)DTM não é apenas uma desordem, mas um grupo de condições freqüentemente dolorosas que afetam a articulação da mandíbula / boca (ATM) e os músculos responsáveis pela mastigação. Embora não se saiba exatamente quantas pessoas apresentam alguma forma de DTM, parece que as mulheres são mais afetadas que os homens. As categorias mais freqüentes de DTMs são: dor miogênica: a forma mais comum de DTM, que é a presença de desconforto ou dor nos músculos da mastigação, podendo às vezes atingir até músculos do pescoço e ombro. desarranjos internos da ATM: significa que existe um disco articular deslocado ou mal posicionado, ou mesmo lesão na articulação.  doenças degenerativas da ATM: como osteoartrite ou artrite reumatóide das ATMs.
Uma pessoa poderá apresentar uma ou mais destas condições ao mesmo tempo.
3- Causas de DTMsEnquanto algumas formas de DTMs têm causas bem definidas como trauma, artrite ou estresse nervoso, a maioria é causada por uma combinação de fatores. Pesquisadores acreditam que na maioria das pessoas que apresentam clique na ATM, provavelmente o disco articular não está em sua posição normal. No entanto, esses problemas são geralmente de menor importância, e na ausência de dor mandibular ou problemas com o movimento mandibular suave eles não requerem tratamento.
Alguns especialistas sugerem que o estresse físico e ou mental poderá causar ou agravar uma DTM. Ao observar pessoas com DTMs, nota-se que elas freqüentemente rangem ou apertam seus dentes à noite o que poderá "cansar"os músculos mastigadores e causar dor. Com o passar do tempo, problemas musculares persistentes poderão afetar as articulações, e um complexo ciclo de dor e disfunção estará estabelecido. No entanto, não está claro se o estresse é a causa do ranger/apertar e subseqüente dor, ou se é resultado devido à presença de dor e disfunção mandibular crônica.
As causas exatas das desordens são muitas vezes ainda desconhecidas e algumas vezes é mesmo impossível determinar-se as causas dos sintomas. Cientistas estão agora explorando como fatores físicos, psicológicos e comportamentais podem se combinar e dar origem a DTMs.

4- Sinais e Sintomas de DTMs
É encontrada uma variedade de sintomas relacionados a DTMs, como por exemplo:
 dor nos músculos mastigadores e/ou ATMs, é o sintoma mais comum;
 limitação de movimentos ou mesmo travamento da mandíbula;
 dor irradiada na face , pescoço ou ombros;
 clique doloroso, crepitação ao abrir ou fechar a boca;
 alteração súbita da maneira como os dentes superiores e inferiores se encaixam;
 dor provocada ao bocejar , mastigar, ou abrir exageradamente a boca.
Outros sintomas como dor de cabeça, dor de ouvido, tontura e problemas de audição podem algumas vezes estar relacionados a DTMs. Deve-se ter em mente, no entanto, que desconforto ocasional nas ATMs ou músculos mastigadores é bastante comum e geralmente não configura causa de preocupação.

5- Diagnóstico
É feito pelo cirurgião-dentista, uma seqüência de tratamento baseado em uma anamnese completa, exames clínicos e exames radiográficos apropriados quando necessário ou ainda outros testes de diagnósticos. O paciente descreve os sintomas detalhadamente, depois é feito um exame clínico simples da face e mandíbula através de palpação das ATMs e músculos mastigadores para se saber sobre a presença de dor ou sensibilidade, auscultação de ruídos articulares, e observação de limitação ou travamento dos movimentos de abertura e fechamento da boca. Também é importante conferir a história médica e odontológica do paciente.
Na maioria dos casos, essas informações já são suficientes para identificar a dor ou o problema mandibular, realizando um correto diagnóstico e o tratamento.
Técnicas de imagem como ressonância magnética e tomografia (para visualizar tecidos moles), são necessárias apenas quando o profissional suspeita fortemente de condições como artrite, ou em vigência de dor persistente e/ou outros sintomas que não respondem adequadamente à terapia instituída. Obtendo uma concordância sobre essas diretrizes será feito um diagnóstico, e se necessário, alguma forma de tratamento para a situação existente.

6- Tratamento
O ideal é lembrar que o tratamento sempre que possível deve ser conservador e reversível. Os tratamentos conservadores são bem simples e usados em DTMs que não sejam severas e de ordem degenerativa. Estes tratamentos não invadem os tecidos da face, mandíbula ou ATMs. Tratamentos reversíveis não causam alterações permanentes na estrutura ou posição da mandíbula ou dentes.
Muitas vezes uma terapia de suporte usada pelo paciente, tal como manter uma dieta macia, aplicação de calor ou gelo nas regiões sensíveis, evitar movimentos mandibulares extremos tais como bocejar, cantar alto ou mascar chicletes, acaba trazendo melhoras para a sintomatologia apresentada.O tratamento deve ser realizado por uma equipe de profissionais: dentistas, médicos, fisioterapeutas, psicólogos, pois essa condição deve ser abordada com uma visão do paciente como um todo, não se tratando apenas a dor no momento em que o indivíduo a está sentindo.

Outras possibilidades empregadas em terapia: 
 aprendizado de técnicas de relaxamento para se tentar controlar a tensão sobre a musculatura de mastigação;
 tentar eliminar a dor e espasmo muscular pela aplicação de calor úmido ou o uso por pouco período de medicamentos como relaxantes musculares, analgésicos ou antiinflamatórios;
 eliminar alguns efeitos deletérios causados pelo ranger ou apertamento dos dentes através do uso de placa de mordida, que é uma peça de acrílico encaixada sobre os dentes superiores ou inferiores.

As formas de tratamento conservadora e reversível apresentadas anteriormente são úteis para o alívio da dor e desconforto (na sua persistência, o paciente deve comunicar ao seu clínico).
Finalmente, se as ATMs estão afetadas, e outras formas de tratamento não foram bem sucedidas, poderá ser recomendado alguma forma de tratamento cirúrgico.
Existem outras formas de tratamentos invasivos, como a injeção de medicamentos destinados a diminuir a dor em áreas musculares localizadas chamadas de zonas de gatilho. Atualmente está se avaliando se os benefícios são duradouros.
Tratamentos cirúrgicos são freqüentemente irreversíveis e devem ser evitados sempre que possível.
"Antes de se instituir alguma forma de tratamento cirúrgico, deve-se sempre procurar outras opiniões a respeito do problema."

Outras formas de tratamento incluem: a ortodontia, a qual visa a modificação da mordida do paciente; a odontologia restauradora; o ajuste oclusal (desgaste seletivo das superfícies dentárias para "equilibrar "a mordida).

Perguntas mais frequentes:

O que é dor orofacial? Que profissional trata esse problema? 
A dor orofacial é uma condição de dor associada aos tecidos da cabeça, face, pescoço e estruturas da cavidade oral. Incluem-se, entre outras, as dores de cabeça, dores com origem no sistema nervoso, dores psicogênicas (relacionadas com fatores psicológicos) e dores por doenças graves, como tumores e AIDS. O tratamento deve ser realizado por uma equipe de profissionais: dentistas, médicos, fisioterapeutas, psicólogos, pois essa condição deve ser abordada com uma visão do paciente como um todo, não se tratando apenas a dor no momento em que o indivíduo a está sentindo.
Quais as dores mais comuns na região da face? 
As dores de origem dentária continuam sendo as mais comuns na população em geral, mas levantamentos sobre atendimentos de pacientes que apresentam disfunções da articulação temporomandibular (ATM, a articulação do osso temporal com o osso mandibular) demonstram que a dor está presente em 97% dos casos.
Quais as dores na face que não estão associadas com os dentes?
Existem várias dores que se refletem (denominadas "dores referidas") na face e não têm origem dentária, como as dores por otite e sinusite, dores na articulação, dores musculares nas costas, no pescoço e nos músculos da mastigação, dores nos nervos faciais, como as neuralgias, dores causadas por infecções e ulcerações da mucosa bucal, dores com origem nos olhos, glândulas salivares, lacrimais e mucosa nasal e a dor relacionada com a síndrome de ardência bucal (dor crônica e "queimação" em toda a boca, sem que existam lesões na mucosa).
Meu dentista disse que tenho disfunção da ATM, pois sinto dores e desconforto ao abrir a boca. O que isso significa?
A disfunção da ATM é uma anormalidade da articulação temporomandibular e/ou dos músculos responsáveis pela mastigação. Na verdade, a disfunção da ATM é um subgrupo das dores orofaciais. Deve ser feito um minucioso exame clínico e questionário para se obter um correto diagnóstico, pois, muitas vezes, as disfunções da ATM podem ser confundidas com outras condições dolorosas, como dores de origem dentária e infecções bucais.
Quem tem um estalido na articulação terá também dor com o passar do tempo? E quem tem bruxismo (ranger de dentes)?
O estalido na ATM pode permanecer por algum tempo e até desaparecer, o que ocorre mais comumente em crianças e jovens, ou pode evoluir para o travamento da mandíbula, com eventual aparecimento de dor. Afirmar que todo estalido será seguido de dor em alguma fase da vida não seria correto, pois há indivíduos que têm estalido por muito tempo sem ter dor. Quanto às pessoas que têm bruxismo, muitas não desenvolvem dor. Existem estudos que sugerem que, se o indivíduo tem predisposição para disfunção temporomandibular, rangendo os dentes, as chances de a dor aparecer são maiores.
Por que, quando estou mais ansioso e estressado, sinto dores ao mastigar, ao falar e até ao acordar? 
O estresse e a ansiedade geram a descarga em nosso corpo de substâncias que atuam como estimulantes para tensão muscular, ativação do sistema nervoso e do sistema de secreção (endócrino), o que leva o indivíduo a ter certas reações que, em períodos de relaxamento, ele não vivencia. O apertamento dos dentes é muito comum nessa condição de estresse e é uma das causas mais freqüentes de dores musculares na face e na articulação.
As dores de cabeça podem estar relacionadas com problemas da articulação ou de origem dentária?
As dores de cabeça podem ter origem nos dentes, nos músculos e na articulação. Quando a origem é dentária, a dor de cabeça é difusa, e o paciente relata o envolvimento dos dentes. A dor de cabeça pode ter origem em músculos da face ou nas articulações e ser uma dor referida também aguda, com limitação da abertura da boca e dor durante a mastigação e fala.
Existe a possibilidade de a dor de um dente permanecer mesmo após a sua extração? 
Existe um tipo de dor cuja origem se encontra em estruturas do sistema nervoso e que passa por dor dentária, quando, na verdade, a origem da dor não é o dente, apesar de a sensação dolorosa estar nele. O indivíduo tem "certeza" de que um determinado dente ou região dói e pede para o dentista tratar os dentes dessa região ou até extraí-los. Na verdade, o que ocorre é uma dor referida para o elemento dentário. Quando o dente é removido, a dor não desaparece, pois o real agente causador não era o dente, e sim outras estruturas que referiam a dor.



25 de novembro..Dia internacional da não-violência contra a mulher!

Levante essa bandeira!
Boa noite queridos!
Cristina Gondim

domingo, 24 de novembro de 2013

Faça valer a pena!

Alguém amaria estar no teu lugar.
Então,se o lugar é teu,ame.
Sorria os sorrisos que pode.
Cante as canções que sabe.Divida os talentos que têm.
Aproveite cada dia que ganhar.
(TB)
Faça valer apenas cada instante de sua vida!!
Um grandioso domingo!
Bjs,
Cristina Gondim

sábado, 23 de novembro de 2013

Muitas pessoas perdem as pequenas alegrias enquanto aguardam a grande felicidade. Pearl S. Buck


Aproveite esse final de semana e viva muitas alegrias!
Um forte braço,
Cristina Gondim
www.facebook.com/odontologiacristinagondim
Coaching Express Cóndor Blanco

Música pode ser usada no lugar de anestesia, diz pesquisa (Fonte - Portal Terra)

Uma pesquisa feita pela Faculdade de Odontologia da USP concluiu que a música influencia as condições fisiológicas do paciente adulto moderadamente ansioso que está sob estresse cirúrgico odontológico
O estresse de ir ao dentista pode estar com os dias contados. Uma pesquisa feita pela Faculdade de Odontologia da USP concluiu que a música influencia as condições fisiológicas do paciente adulto moderadamente ansioso que está sob estresse cirúrgico odontológico. 
Os participantes hipertensos e com pressão normal tiveram a frequência cardíaca alterada quando submetidos à música. O primeiro grupo teve redução de 15% a 20% na frequência, já no segundo o número chegou a 5%. 
As medicações para os hipertensos foi mantida, mas nenhum outro tipo de calmante foi administrado além da música. Todos passaram por procedimentos de extração dentária. O paciente escolhia gênero e cantor favoritos para ouvir nos fones de ouvido. Eram 20 minutos de música antes da anestesia, 20 minutos durante a cirurgia, e 20 minutos após. A conclusão é que o efeito de relaxamento começa depois de 20 minutos do início do tratamento. 
Os participantes hipertensos e com pressão normal tiveram a frequência cardíaca alterada quando submetidos à música. O primeiro grupo teve redução de 15% a 20% na frequência, já no segundo o número chegou a 5%
Foto: Shutterstock
A professora Maria Cristina Zindel Deboni, do Departamento em Cirurgia Buco Maxilo Facial da FO e orientadora do trabalho explica que a canção que mais relaxa é aquela de que a pessoa gosta. Estilos musicais que não agradam podem causar ainda mais estresse e irritação. Em casos em que o paciente não sofre de ansiedade ou fobia, é possível até dispensar a anestesia.

quinta-feira, 21 de novembro de 2013

"Pouca coisa é necessária para transformar inteiramente uma vida: amor no coração e sorriso nos lábios." Martin Luther King





Boa noite Queridos;

Bora construir o futuro a cada amanhecer!!






Um forte abraço,
Cristina Gondim

O poder de um Sorriso..

"Frequentemente subestimamos o poder de um toque, um sorriso, um ouvido à disposição, um elogio sincero, ou o menor ato de atenção, tudo aquilo que têm potencial para mudar ao nosso redor"
Leo Buscaglia

Vamos fazer diferente , compartilhe o seu melhor!
Bjs
Cristina Gondim

Pré-natal odontológico previne cárie em bebês - Fonte . Portal Terra

O início da gravidez é o momento propício para procurar um profissional de odontologia para fazer exames bucais. Nesse período, a mulher se torna mais suscetível a doenças bucais, como a cárie Foto: Shutterstock
Foto: Shutterstock

O início da gravidez é o momento propício para procurar um profissional de odontologia para fazer exames bucais. É o chamado pré-natal odontológico, em que o dentista observa o estado de saúde bucal da gestante para evitar o agravamento de problemas já instalados e para prevenção de outras doenças da boca. 
Nesse período, a mulher se torna mais suscetível a doenças bucais, como a cárie. Um dos motivos é o conjunto de alterações hormonais típico desta fase, que modifica a saliva e o pH da boca.
Ao mesmo tempo, o estômago é comprimido pelo útero que está aumentado, e tem sua capacidade diminuída. Assim, a gestante adapta sua rotina alimentar, e pode passar a ingerir pequenas quantidades de alimentos diversas vezes ao dia. Ocorre que nem sempre o número de escovação acompanha esse aumento de refeições. “Algumas gestante dizem que as náuseas são as principais culpadas, já que o enjoo aumenta na hora de escovar os dentes”, diz Rosana Possobon, coordenadora do Centro de Pesquisa e Atendimento Odontológico para Pacientes Especiais (Cepae) da Faculdade de Odontologia da Unicamp.  
O problema é que o conjunto de mudança na salivação e dos hábitos alimentares e de higiene formam o cenário perfeito para a cárie. Essa doença também é considerada um fator de risco ao desenvolvimento da criança. Isso porque a cárie pode trazer consigo a dor, que aumenta a produção de hormônios relacionados ao estresse, como a adrenalina e o cortisol, e podem ser prejudiciais ao feto. 
Proteja o bebê
Há também o risco de contaminação da criança, após seu nascimento, pelas bactérias da cárie presentes na boca da mãe. Pesquisadores acompanharam 16 dias de mãe com seus filhos (faixa etária inicial entre 4 e 8 meses), por um período de 20 meses. Foi relatado que as mães foram as principais fontes de infecção de cárie para seus filhos, com uma taxa de ocorrência de transmissão de 81,3%. 
O dentista pode contribuir para que a gestação siga com tranquilidade. “O dentista deve estar preparado para orientar a paciente não somente do ponto de vista clínico odontológico, mas promover mudanças na dieta da mulher para que ela tenha hábitos saudáveis de alimentação e, especialmente, sobre a importância e o manejo do aleitamento materno, o que irá contribuir de forma ampla para a saúde da criança”, afirma Rosana.
Foto: Shutterstock

quarta-feira, 20 de novembro de 2013

Você faz a diferença !

Obrigada por estar aqui!Você faz esse momento valer a pena!

"Felicidade não se adia
É aqui e agora"

Uma quarta feira especial para vc!!!
Um forte abraço,
Cristina Gondim

De açaí a chá: dez alimentos mancham os dentes; evite-os ( Fonte Portal Terra )

Conheça dez alimentos que mancham os dentes e evite-os!
- café,chá,açaí,beterraba,vinho tinto,molho de soja (shoyu),catchup,Blueberry (mirtilo), suco de uva,refrigerante

O açaí também deve ser evitado por quem deseja dentes branquinhos. Sua cor forte e escura pode manchar os dentes caso o consumo seja excessivo


Tomar uma taça de vinho e uma tigela de açaí pode ser gostoso demais, mas também pode causar um certo constrangimento, já que basta uma pequena quantidade para o sorriso ficar roxo. É bom esclarecer que, quando a saúde bucal está em ordem, essa pigmentação some assim que os dentes são escovados.
Para as manchas não ficarem permanentes, o segredo é prevenção. Ir ao dentista de seis em seis meses para remover o tártaro é o passo principal. A placa bacteriana que fica aderida no dente é muito ácida e pode esbranquiçar o dente irreversivelmente.
Outro ponto é lembrar-se de fazer bochechos com água logo após ingerir alimentos mais pigmentados, como beterraba, vinho, açaí, chá, café, molho de soja e refrigerantes. Melhor ainda é escovar os dentes devidamente para evitar o acúmulo de biofilme oral (placa bacteriana).
Caso a higiene seja descuidada, o dente pode perder minerais. “Quando isso acontece, o esmalte, barreira de proteção do dente, é danificado e se torna mais poroso, assim, a pigmentação pode aderir ainda mais e manchar os dentes”, explica o cirurgião-dentista da Clínica Dental Saúde, Alexandre Bussab, membro da Sociedade Brasileira de Reabilitação Oral.
Para tratar o problema, o dentista é a opção mais indicada. Tanto a limpeza quanto o clareamento podem ajudar a amenizar as manchas. A primeira opção é para casos em que o acúmulo de tártaro esteja amarelando os dentes. Já o clareamento age até em dentes amarelos causados pela idade ou tabagismo. 
Manchado não é amarelado
Existe uma diferença entre dentes manchados e amarelados. Os alimentos não amarelam os dentes, apenas transferem sua pigmentação. Os responsáveis por deixar o dente amarelado são o tabaco e o envelhecimento da dentina.
Conheça dez alimentos que mancham os dentes e evite-os!

Os dentes podem se tornar permeáveis a algumas substâncias, como alimentos pigmentados e corantes. O café pode manchar os dentes de acordo com a frequência de consumo
O consumo abusivo de chá pode manchar os dentes por conta de seu corante natural. Alguns dizem que até as versões claras podem alterar a pigmentação dos dentes

O vinho além de ter substâncias pigmentadas, tanino e cromogênio, é muito ácido, o que pode contribuir para a desmineralização dos dentes. Por isso, até o vinho branco mancha e deve ser tomado com moderação


A coloração avermelhada do catchup pode alterar a pigmentação do dente